Filtro esportivo inbox ou cônico? Descubra a diferença entre eles!

A principal finalidade do filtro esportivo é aumentar o desempenho do motor. Eles otimizam o fluxo de ar que vem de fora do motor e que quando se mistura com o combustível gera a queima que faz o motor à combustão interna funcionar. Sendo assim, quanto mais ar entrar no motor, melhor será a queima e mais potência o carro terá.

Mas afinal, qual a diferença entre o filtro de ar inbox e o cônico? Descubra a seguir! Filtro inbox O filtro inbox é produzido no mesmo tamanho do filtro de ar original, o que facilita sua instalação pois não é necessário fazer nenhuma adaptação, é só remover o original e colocar o inbox. Essa é principal diferença entre ele e o cônico (que precisa de adaptação em alguns veículos).

Foi criado para ampliar a entrada de ar por meio de materiais de filtragem de alta performance, sem modificar o sistema de indução de ar original do carro. Ele não modifica o ronco do motor e aumenta a potência entre 3 a 5%. Filtro cônico Para fazer a instalação do filtro cônico é necessário remover a caixa original do carro, ele é instalado junto com um duto de ar para que fique no mesmo lugar do filtro original.

O modelo é compatível com quase todos os modelos de veículos movidos a álcool, gasolina, gnv e diesel, com carburador ou injeção eletrônica. Sendo de duplo fluxo, captando ar pela frente e pelas laterais.

O filtro cônico permite um ganho de 5 a 7% de potência ao motor e em alguns veículos não é necessário fazer adaptações. Porém, alguns modelos precisam de um prolongamento de cano rígido ou adequações similares. Qual deles altera o ronco do motor? Como citado anteriormente, o filtro inbox é instalado dentro da caixa original, desta forma, o som é abafado e não modifica o ronco do motor.

Já o filtro cônico por ter um fluxo maior de ar comparado ao original e ficar no compartimento do motor sem proteção nenhuma, seu som é difundido para o exterior do veículo. Qual a melhor opção? Tudo depende do gosto pessoal de cada um. Se você gosta mais de personalização, performance e de um ronco mais “chamativo”, o mais adequado é o filtro cônico. Porém, se você também é apaixonado por performance mas prefere algo mais “requintado”, que mantenha o conforto do silêncio e o ronco original do seu veículo, o mais indicado é o filtro inbox. O filtro esportivo aumenta a potência? Sim, como o volume de ar entrando é maior, a injeção eletrônica começa também a injetar mais combustível para poder equilibrar a mistura, proporcionando uma explosão mais forte e gerando mais potência.

O ganho de potência depende do modelo do filtro, do tipo de captação de ar, do motor e sistema de injeção, mas fica entre 3 a 10%. O consumo de combustível pode aumentar com a instalação do filtro esportivo? Isso varia muito de acordo com o modelo do veículo e depende de alguns fatores, como o nível de eficiência da injeção eletrônica do seu carro e também da maneira como você dirige. Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco ou agende uma visita, será um prazer atendê-lo!


POST EM DESTAQUE
POSTS RECENTES
  • Potenchip - Facebook
  • Instagram - White Circle
  • Potenchip - Blog
  • Potenchip Youtube

Potenchip - 15 anos