top of page

Carros elétricos podem ser reprogramados?

As vendas de carros elétricos estão aceleradas e devem representar 55% de todas as compras de automóveis até 2040. É incontestável que o carro elétrico tem potencial para reduzir a poluição urbana e também a poluição sonora, já que o funcionamento do motor é muito silencioso. Outro fator que conta a favor dos carros elétricos é sua economia. Em geral, a eletricidade é barata nas grandes cidades, bem mais que os combustíveis. Em função da maior eficiência, estima-se que o custo por quilômetro para alimentar um carro elétrico é um terço do que se gasta com um carro a gasolina.

Além disso, os carros elétricos não possuem sistema de escape e não precisam de trocas de óleo. E isso sem falar no alto desempenho e torque: assim que pisa no acelerador você sente que a energia é entregue imediatamente às rodas, proporcionando uma experiência de condução realmente esportiva.

Mas é possível reprogramar um carro elétrico e deixá-lo ainda mais potente? Sim! Nos automóveis convencionais com motores de combustão, o torque máximo está disponível a partir de um determinado número de rotações do motor. Já os motores elétricos oferecem o torque máximo desde o início das rotações, logo no instante de arranque. E é por isso que, assim que aceleramos, um automóvel elétrico responde imediatamente com uma aceleração vigorosa, que depois se mantém progressiva e constante durante o evoluir das rotações dependendo da quantidade de energia elétrica fornecida pela unidade de controle de potência.

Em Portugal, por exemplo, a PKE, uma empresa especializada na preparação e reprogramação de automóveis, anunciou que consegue melhorar as credenciais dinâmicas de um motor elétrico com ótimos resultados: enquanto os motores térmicos têm aumento de potência médio de 25%, os motores elétricos podem atingir, ainda que por um período limitado, um incremento de mais de 100%.

Lembrando que a reprogramação veicular aumenta os valores originais de potência e torque e ainda permite melhores acelerações, recuperações ainda mais rápidas e maior dirigibilidade.

Outro ponto interessante a ressaltar também é que a reprogramação pode ser reversível.

Quando quiser, você pode reverter o carro elétrico ao estado original, uma vez que todas as informações estão mantidas na central assim como vieram de fábrica.

Quer saber mais sobre as vantagens da reprogramação veicular? Entre em contato conosco agora mesmo!


POST EM DESTAQUE
POSTS RECENTES
bottom of page