Como prolongar a vida útil dos pneus?

Marca, modelo e outras especificações, muitas dúvidas surgem na hora de comprar pneus novos. Entretanto, após efetuar a compra, é preciso tomar alguns cuidados para tornar a vida útil dos pneus maior e o carro mais seguro. Manter os pneus sempre calibrados e fazer manutenções preventivas no sistema de suspensão são alguns desses cuidados. Confira a seguir!

Calibragem Trafegar sempre com a calibragem baixa pode colocar a sua segurança em risco, além de diminuir a vida útil dos pneus. Quando a pressão dos pneus está baixa, a tendência é que ele trabalhe em uma temperatura mais alta, fazendo com que desgaste mais rapidamente e consequentemente perca a estabilidade nas curvas. Os rolamentos também ficam mais resistentes, deixando a direção mais pesada e consumindo mais combustível. Já se os pneus estiverem com a calibragem superior ao indicado, da mesma forma se torna perigoso, pois também pode ocasionar perda de estabilidade em curvas. A temperatura ambiente, pequenos furos ou até mesmo vazamentos pelo bico do pneu podem alterar a pressão dos mesmos. Sendo assim, fazer a calibragem mensalmente e antes de viagens longas é o mais indicado. Para saber a hora de comprar pneus novos, verifique os ressaltos na base dos sulcos, se já estiver no limite de segurança é o momento de fazer a troca. Inferior a esse limite já é classificado como “careca”, apresentando riscos, além de estar em situação ilegal. Alinhamento, balanceamento e manutenção dos componentes do sistema de suspensão De nada adianta cuidar dos pneus novos e não manter a manutenção dos componentes do sistema de suspensão em dia. Amortecedores, freios, rolamentos, eixos e rodas, são alguns desses componentes que precisam estar com a manutenção em dia, caso contrário, podem causar desgastes, interferindo na durabilidade dos pneus. Pneus alinhados sofrem menos desgastes. Por isso, sempre que colocar pneus novos ou ao sinal de qualquer trepidação, vibração do volante, se o veículo estiver puxando para o lado ou sofrer algum impacto na suspensão, é necessário fazer o alinhamento. De acordo com a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), mesmo que não apresente nenhum problema, é recomendado que o alinhamento seja feito a cada 10.000 km. Pneus com o alinhamento em dia proporcionam o bom funcionamento da direção e suspensão, trazendo mais segurança na hora de dirigir. O balanceamento também deve ser feito regularmente para garantir maior durabilidade aos pneus. Vibração na direção, perda de estabilidade e desgaste irregular podem ser indícios de que seu carro precisa ser balanceado. Assim como o alinhamento, sempre que os pneus forem trocados por novos ou feito alguma manutenção, é necessário fazer também o balanceamento das rodas. Fora isso, é recomendado que seja feito a cada 5.000 km para garantir ainda mais a proteção da suspensão e direção. Rodízio Apesar de ser importante para assegurar uma vida útil maior aos pneus, a maioria das pessoas só faz o rodízio em revisões veiculares. Mas é importante destacar que o rodízio é essencial para garantir maior durabilidade, eficiência e estabilidade em curvas e freadas, pois esse processo tende a compensar a diferença de desgaste dos pneus. Se você gostou desse tema, experimente ler também o nosso post sobre: Quais são as melhores marcas de pneus para carros?

#marcadepneus #modelodepneus #especificaçõesdospneus #comprarpneusnovos #vidaútildopneu #carroseguro #pneuscalibrados #manutenção #sistemasdesuspenção #calibragem #segurança #vidaútildospneus #estabilidade #consumodecombustível

POST EM DESTAQUE
POSTS RECENTES
  • Potenchip - Facebook
  • Instagram - White Circle
  • Potenchip - Blog
  • Potenchip Youtube

Potenchip - 15 anos