Potência do motor: Entenda como é feita a medição

O dinamômetro é o aparelho utilizado para medir a potência de um motor. Existem dois tipos: o de rolo, onde o automóvel roda e o cálculo é realizado nas rodas motrizes, e o de bancada, onde o motor é instalado e o cálculo é realizado separadamente. O cavalo-vapor é uma unidade de medida de potência que nasceu na década de 1970, na Inglaterra, na mesma época em que surgiram os motores a vapor.

Não é uma unidade reconhecida no Sistema Internacional de Unidades (SI). Ela foi criada por James Watt, quando ele precisou expressar equivalência de força da sua máquina a vapor. Ele estabeleceu que 1 cavalo-vapor seria a potência para elevar uma massa de 75 kg a uma altura de 1 metro em 1 segundo, exemplificando sua ideia com um cavalo realizando a tarefa. Horsepower (hp) é o nome em inglês, que significa força de cavalo. Já em francês é chamado de cheval-vapeur (cv), e é daí que vem o termo para o português. A dessemelhança entre os termos hp e cv existe devido a uma aproximação da definição de Watt. O que acontece é que 33.000 lbf-pé (libra-força.pé) por minuto, ou 1 hp, equivalem a 550 lbf.pé por segundo, o que consiste a 76,04 m.kgf por segundo no sistema métrico. No momento em que esse valor foi arredondado para 75 m.kgf por segundo para definir 1 cv, surgiu a diferença de 1,39%. 76,04 / 75 = 1,0139. A potência em cv é sempre maior que em hp. Gostou do assunto e quer saber mais? Experimente ler o nosso post sobre Torque e potência: Qual a diferença? E para mais informações, deixe seu comentário que entramos em contato com você!

#dinamômetro #medirapotência #motor #cavalovapor #décadade1970 #SistemaInternacionaldeUnidadesSI #JamesWatt #Horsepowerhp #chevalvapeurcv

POST EM DESTAQUE
POSTS RECENTES