Torque e potência: Qual a diferença?

Muitas pessoas acham que "torque é para arrancada e potência é para velocidade", mas isso é mito! Confira o nosso post e entenda qual a verdadeira diferença entre eles.

O torque é um esforço torcional gerado pelo motor. O dinamômetro é o aparelho usado para medi-lo, nele o motor é colocado para operar em aceleração máxima, mantido em várias rotações: 1.000, 2.000, 3.000 e assim por diante, através de um freio hidráulico ou elétrico. Com os resultados do torque em suas várias rotações que é feito o cálculo da potência. Ou seja, potência é torque multiplicado pela rotação. O trabalho “pesado” é feito pelo torque. Por exemplo, um veículo com 50cv vai subir a mesma ladeira que um de 500cv, o trabalho é o mesmo, a diferença está no tempo levado para fazer a subida, o veículo com mais potência fará muito mais rápido. Com a aceleração não é diferente. Os mesmo veículos mencionados acima, se colocados em um teste de aceleração de 0 a 100km/h, os dois irão alcançar essa velocidade, porém, aquele com mais potência gastará menos tempo. Fácil? Parece, mas não é só isso. A grande maioria dos motores de veículos atuais trabalham da seguinte forma: o motor aspira o ar atmosférico, que por sua vez se une ao combustível, formando um composto denominado ar-combustível. Esse composto quando inflamado, se expande na queima e gera as altas pressões internas que fazem o motor trabalhar. Respiração: Entenda como funciona Assim como no corpo humano, onde os pulmões se expandem, criam uma depressão e o ar atmosférico preenche o espaço, no motor acontece da mesma forma. Existem várias circunstâncias que fazem o ar chegar até o interior do motor, elas são estipuladas por cálculo para que o motor manifeste as características de funcionamento que seu condutor deseja. A potência não pode demorar para aparecer, pois um veículo que só demonstra a sua potência em rotações mais altas, seria irritante de pilotar, além disso, no momento da arrancada seria preciso acelerar até uma rotação alta, deixando a embreagem patinar por um bom pedaço até que pudesse soltar o pedal completamente. Essa força em cima da embreagem faria com que a sua vida útil fosse muito menor. É nesse momento que o torque entra. Quando se trata de rotação, quanto antes ele acontecer e melhor for, mais rapidamente se produzirá a potência. Porém, essa “caçada” por potência em rotações mais baixas é inviável, já que não fará muita diferença em rotações altas. Sendo assim, para planejar um motor é preciso ajustar os conflitos resultantes de sua própria natureza e ainda levar em consideração os objetivos do projetista. É necessário possuir uma potência concreta em baixa rotação e muita potência em rotações altas. Esse é o intitulado motor elástico. Devido a tecnologia, essa conciliação ficou mais fácil, um exemplo é o sistema VTEC da Honda. Com os comandos de válvulas variáveis crescentemente mais comuns e a popularização dos turbos, também se tornou mais viável. Nessa situação, a intenção é tornar maior a carga de ar aceita pelo motor nas faixas de rotações mais baixas. Escolha pela potência Por falar nisso, existe um mito de que motores multiválvulas, como os de quatro válvulas por cilindro, possuem um torque menor. O que acontece, é que esses motores são propositadamente criados para desenvolver mais potência, já que o lugar de passagem do ar por duas válvulas é maior do que por uma, lembrando que válvulas maiores pesam mais e isso tornaria a rotação e a potência mais limitadas. No entanto, um estudo de motores de mesma cilindrada, tendo como exemplo, um 4 cilindros de oito válvulas e outro de 16, indicará que o torque máximo do 16 válvulas é maior que o de 8, ao mesmo tempo que em baixa rotação a potência é igual. O motor 16V começa a desenvolver a potência somente a partir de uma determinada rotação, ao mesmo tempo que em baixas rotações ele é idêntico ou ainda melhor que o de 8V, é daí que surgiu o mito de que o seu torque é menor. Dessa forma, o mais importante é a potência, e não o torque. Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato conosco através dos comentários, e-mail ou telefone, que podemos esclarecê-las!

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